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Benefícios da biomassa de banana verde

A banana verde é uma fruta rica em vitaminas A, C, B1, B6, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, zinco e manganês. Ao contrário da banana madura, que apresenta maior quantidade de açúcar, a banana verde apresenta alto teor de amido resistente, sendo por isso considerada um alimento funcional.

O amido resistente, assim como as fibras, não é absorvido no intestino delgado e é fermentado no intestino grosso, exercendo uma função prebiótica. As substâncias prebióticas são fontes de energia para a produção de bactérias benéficas no intestino (chamadas de bactérias probióticas) e o seu consumo ajuda a manter a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes ingeridos e por impedir a entrada de substâncias tóxicas no organismo. Em função desse benefício, a biomassa de banana verde pode ser utilizada nos casos de mau funcionamento intestinal, como diarreia e constipação (intestino preso), além de ajudar a prevenir o câncer de intestino.

A banana verde tem baixo índice glicêmico, ou seja, a absorção e a liberação de seu açúcar para a corrente sanguínea é lenta, o que mantém os níveis de glicose no sangue controlados. O amido resistente atua também na redução do colesterol - LDL (partícula de colesterol ruim) e triglicerídeos - tendo importância na prevenção das doenças do coração. Além disso, ele reduz o tempo de esvaziamento do estômago e aumenta a saciedade, contribuindo para a perda de peso.

A biomassa e a farinha de banana verde têm sabor neutro e podem ser adicionadas a sucos de frutas, vitaminas, sopas, molhos, mingaus, bolos, pães, biscoitos, nhoque e outras massas, substituindo a farinha de trigo, por exemplo.

Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa de biomassa ao dia. Durante a primeira semana de consumo pode ocorrer aumento de gases intestinais em função do conteúdo de fibras e, por isso, é importante aumentar a ingestão de água.

A farinha de banana verde pode ser adquirida em algumas drogarias, farmácias e lojas de produtos naturais e orgânicos. A biomassa pode ser preparada em casa:

Modo de preparo

- Lavar as bananas verdes com casca;
- Colocar água para ferver e cozinhar as bananas com a casca na panela de pressão por 20 minutos (desligar o fogo nos primeiros oito minutos e deixar as bananas na panela nos minutos restantes, esperando o vapor escapar naturalmente);
- Manter as bananas na água da panela após o cozimento, enquanto retira a casca;
- Após a retirada da casca, passar a polpa no processador de alimentos até obter uma pasta espessa (a polpa deve estar quente para não esfarinhar);
- A polpa que não for utilizada imediatamente pode ser congelada por até quatro meses.


*Texto escrito pela nutricionista Caroline Matos da Speciale
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