Importância do Óleo de Coco nas doenças cardiovasculares, obesidade e candidíase
O óleo de coco é composto por um tipo de gordura (TCM) que é rapidamente absorvida pelo intestino e utilizada pelo organismo, não se acumulando no tecido adiposo e podendo ser utilizada por indivíduos com má absorção de gordura e com sinais de alterações do funcionamento intestinal. Ele tem comprovada ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo benéfico no tratamento e prevenção das doenças crônico-degenerativas, como obesidade e doenças cardiovasculares. No tratamento da obesidade, o óleo de coco ajuda a reduzir a gordura abdominal, a qual está relacionada ao risco aumentado de doenças cardíacas. Esse benefício se dá em função de sua gordura não ser armazenada no tecido adiposo, ter efeito termogênico e aumentar a saciedade. Em doenças cardiovasculares, o óleo de coco é capaz de elevar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e ainda previne a formação de trombos. O óleo de coco tem também ação antifúngica e o seu uso é eficaz como coadjuvante no tratamento da candidíase vaginal, caspa e micoses. Durante a sua utilização deve-se observar a quantidade total de gordura da dieta, por isso recomenda-se que o mesmo tenha sido prescrito por um nutricionista com base em uma dieta equilibrada e saudável. A dose diária recomendada dependerá da situação clínica do indivíduo, assim como o tempo em que o óleo deverá ser utilizado. O uso indiscriminado não é recomendado, pois o óleo de coco estimula a secreção de insulina (hormônio responsável pela captação da glicose no sangue) e esse estímulo constante por um período de tempo prolongado pode levar a resistência à insulina, ou seja, pode gerar uma alteração no funcionamento da insulina fazendo com que ela não aja adequadamente o que prejudica o metabolismo da glicose. O óleo de coco pode ser encontrado em cápsulas e na forma de óleo comestível virgem ou extra-virgem. Ele pode ser consumido puro, em pães, frutas, saladas e no preparo de receitas culinárias. Também é recomendada a ingestão de coco seco ou fresco e farinha de coco nos lanches entre as refeições.
ver todas novidades
Destaques
Nossos Parceiros:
Adm Developer
RUA RIO DE JANEIRO, 2244 LOURDES BELO HORIZONTE /MG +55(31) 3223 8809/ 99645325 CEP: 30160 042 - BRASIL